Skip to content Skip to footer

Meseta Ibérica

PROJETO ZASNET MESETA IBÉRICA
0202_ZASNET_MESETA_IBÉRICA_2_P

Título
Património cultural, produtos autóctones, natureza e turismo como base económica do desenvolvimento da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica.

Eixo 3
Crescimento sustentável através da cooperação transfronteiriça para a prevenção de riscos e melhor gestão dos recursos naturais.

Objetivo temático 6
Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos.

Prioridade de investimento 6C
Conservação, proteção, promoção e o desenvolvimento do património natural e cultural.

Objetivo específico OE6C
Proteger e valorizar o património cultural e natural, como suporte da base económica da região transfronteiriça.

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, situada em Trás-os-Montes e províncias de Salamanca e Zamora, é um imenso território que une Portugal e Espanha. Um espaço contínuo que, independentemente de todas as divisões administrativas, se impõe pela sua identidade e património partilhado. Das montanhas que ladeiam Sanabria, até à margem sul do rio Douro, de Bragança a Salamanca e da Culebra até ao Tua, a Reserva é um território único no contexto Europeu, com valores naturais e culturais comuns.
 
Cinco parques naturais (Lago de Sanabria, Montesinho, Douro Internacional, Arribes del Duero e Vale do Tua) e dezenas de espaços integrados na Rede Natura, como o Azibo, rio Sabor, rio Maçãs/Manzanas ou Serra da Culebra, preservam um património natural extraordinário e testemunham uma presença humana milenar, que ainda nos dão os melhores exemplos da simbiose entre o Homem e a Biosfera, das comunidades humanas como parte do ecossistema.
Sete anos passados sobre a declaração, pela Unesco, da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, está agora, em fase de implementação de serviços que serão decisivos para cumprir os objetivos que orientaram a classificação da Reserva.
Desde o momento em que se iniciaram os trabalhos da candidatura até à sua aprovação, que todos os agentes envolvidos ansiavam por esta etapa, em que são criados estruturas e serviços que darão a visibilidade e identidade ao território, fundamentais para mobilizar cidadãos e instituições em torno de uma marca territorial comum.
 
A implementação deste projeto é um ponto de viragem, define um antes e um depois, no plano de ação do ZASNET com vista à proteção e valorização do património cultural e natural da Reserva, potenciando o desenvolvimento sustentável e a promoção de uma “economia verde”, em linha com os valores da UNESCO e dos ODS 2030. Com este projeto vemos nascer uma nova marca identitária da Reserva, suportes de sinalização e comunicação do património turístico, estruturas físicas no território, ações promocionais, eventos, encontros e formações, o observatório turístico, candidatura a Património Imaterial da Humanidade, plataformas digitais e muitos outros recursos fundamentais para dinamizar o turismo sustentável e de qualidade. 
 
Trata-se assim de um projeto ambicioso pela sua dimensão, quer em termos de atividades, objetivos e resultados, quer em termos financeiros.
Após análise da Candidatura aprovada, em maio de 2017 o ZASNET lançou, em dezembro do mesmo ano o Concurso Público Internacional, por lotes com a designação “Aquisição de serviços para desenvolver o projeto “Patrimonio cultural, productos autóctonos, naturaleza y turismo como base económica del desarrollo de la Reserva de Biosfera Transfronteriza Meseta Ibérica”, por lotes”, com o valor base de 885.500,00€ (oitocentos e oitenta e cinco mil e quinhentos euros).
 
Lançou ainda Ajuste Direto 1/2018 para elaboração do “Plano e Projeto para Implantação da Sinalização Turística da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica” e o Ajuste Direto 2/2017 que consistiu em serviços técnicos especializados para “Implementação da certificação do destino ZASNET – Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT)”, por um referencial normativo internacional, numa lógica de reconhecimento do esforço do Destino em assegurar a sustentabilidade da sua oferta turística, a satisfação dos seus clientes e da comunidade local e a melhoria contínua. Com estes serviços pretendeu-se implementar um referencial normativo internacional de turismo sustentável no território da ZASNET, procurando assim assegurar um largo conjunto de boas práticas de sustentabilidade na gestão do destino turístico, alinhadas com a Carta Mundial de Turismo Sustentável, procurando capacitar os agentes e forças vivas a envolver, entre públicos e privados, para a necessidade de promover e aumentar a atratividade do território por via da preservação do património histórico e natural, pelo desenvolvimento económico e social das comunidades locais, pela preservação do meio ambiente e ainda pela excelência na oferta que permita ultrapassar as expetativas dos visitantes e turistas.
 
Há a relevar que, por questões consequentes da situação pandémica e por constrangimentos financeiros causados pelo exposto anteriormente, a sinalização de vias de acesso, de rotas ou itinerários e sinalização de monumentos em localidades e o equipamento de quatro Centros de Interpretativos da Reserva de Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, encontram-se em projeto, ou seja, foi elaborado o plano e projeto de ambas as ações da atividade 1. Estamos convictos que, caso tivesse sido possível prorroga de cerca de 6 meses, teria sido possível a conclusão do equipamento dos quatro centros interpretativos, uma vez que o plano e projeto está concluído e da sinalização da RBT Meseta Ibérica, uma vez que, tal como no caso anterior o plano e projeto também se encontra concluído e já se obtiveram os respetivos licenciamentos.

1. Proteger e valorizar o património cultural e natural do território ZASNET e da Reserva da Biosfera transfronteiriça Meseta Ibérica, que apresenta uma riqueza paisagística, histórica, cultural e natural que se pretende valorar e dinamizar através do turismo como eixo de desenvolvimento económica.

2. Mobilizar e conservar todas as potencialidades de forma sustentável, de acordo com o Plano Estratégico de Cooperação e Desenvolvimento Territorial ZASNET 2020, como referência de identidade intercultural transfronteiriça que promova a competitividade e o Plano de Ação da Meseta Ibérica.

3. Dotar a Reserva da Biosfera com uma rede sinalização adequada, para gerar valor acrescentado, com um turismo sustentável e de qualidade.

ATIVIDADE 1 – Criação de uma marca de qualidade ZASNET MESETA IBÉRICA: sinalização, criação de itinerários temáticos e uma oferta turística conjunta para o Certificado BIOSPHERE Destino Turístico
1. A marca de identidade visual e qualidade do território ZASNET MESETA IBÉRICA e implantação de dita marca;
2. Manual, regulamentos e cartas específicas com registo de entidades aderidas;
3. Associação de Empresários da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica;
4. O de Sinalização da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica;
5. Adesão ao Clube de Produtos Turísticos Reservas da Biosfera (CPTRB) y ao Certificado BIOSPHERE RESPONSABLE TOURISM de destino turístico;
5. Criação de um portal web para a promoção da marca RBTMI e de todos os produtos turísticos;
6. Análise de todos os recursos territoriais, patrimoniais para promover uma oferta turística e recreativa nas áreas rurais e naturais da RB.

ATIVIDADE 2- Plano de proteção e valorização dos recursos naturais e ambientais do território do AECT ZASNET para consolidar as ações previstas no Plano de Ação da Reserva da Biosfera
1. Estudo das potencialidades da RED NATURA 2000.
Itinerário de Parques Naturais na Reserva de Biosfera e de espaços REDE NATURA 2000
2. Análise e estudo de financiamento e sinergias com outros projetos e programas: energias renováveis, HORIZONTE 2020 e economia baixa em carbono.
3. Avaliação e promoção da conservação das espécies emblemáticas incluídas na Diretiva Habitats, bosque e planos de ordenamento dos Parques
4. Equipamento de quatro Centros de Interpretativos da Reserva de Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica
5. Avaliação dos documentos de ordenamento (PORN e PRUG) da Reserva de Biosfera como base para uma gestão conjunta.

ATIVIDADE 3. Proteção e Valorização dos recursos culturais e patrimoniais do ZASNET AECT: plano para declarar as Máscaras Ibéricas e Festas de Inverno Património Imaterial da Humanidade
1. Apresentação da Candidatura à UNESCO de Património Imaterial da Humanidade das Máscaras e Festas de Inverno do ZASNET.
2. Plataforma com os recursos e potencialidades do património imaterial
3. Apresentação da candidatura a Bens de Interesse Cultural/Bens de Interesses Nacional
4. Investigação e Inventário das Máscaras e Festas de Inverno
5. Criação das redes temáticas de património cultural e arquitetónico, centros interpretativos existentes, rotas e caminhos históricos.

ATIVIDADE 4. Plano de promoção das produções agropecuárias sustentáveis com a marca de qualidade de produtos da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica.
1. Estudo “sementes do passado e do futuro”: identificação e recuperação de espécies: valorização dos recursos agroalimentares (“slow food”).
2. Criação de redes de cooperação setoriais do setor agroalimentar: micologia, enchidos, concursos gastronómicos, raças autóctones, …
3. Criação de uma plataforma on-line de produtos agroalimentares da RBTMI e de formação mista: presencial e à distância
4. Redação tanto para formato papel como digital de guias dos recursos da RBTMI em espanhol, português e inglês.

ATIVIDADE 5. Gestão e Coordenação
1. Atas das reuniões da Comissão Técnica. (CT) e acordos entre o AECT ZASNET e a Autoridade de Gestão
2. Documentos de acompanhamento do projeto.
3. Relatórios técnicos e relatórios de execução do projeto para a Assembleia Geral do AECT ZASNET.
4. Relatórios de Evolução permanente do projeto e questionários entre os stakeholders.
5. Relatórios intermédios de pedidos de pagamento, Anual, Final técnico e financeiros do projeto.
6. Documentos das reuniões da Comissão Técnica (CT).
7. Acordos com os stakeholders participantes nas 4 atividades: cartas de apoio.

ATIVIDADE 6. Comunicação
1. Manual de identidade e marca de qualidade RBTMI e BIOSPHERE DESTINATION.
2. Folhetos promocionais da RBTMI em português, espanhol e inglês.
3. Portal Web com a correspondente APP: recolher os estudos realizados das Máscaras e festas de inverno, de redes e rotas turísticas, de inventários.
4. Plataforma de produtos agroalimentares e formação para produtores.
5. Manual com todas as rotas turísticas que incluem os recursos culturais e patrimoniais, agroalimentares e naturais.
6. Publicação de forma permanente na página web de todas as atividades, ações, resultados, estudos e inventários
7. Seminários da RBTMI semestrais para explicar as quatro atividades: marca de qualidade, turismo, património cultural das máscaras e o setor agroalimentar
8. Edição de uma revista trimestral em formato papel e digital que informe os stakeholder das atuações do projeto (Facebook).

A Marca Reserva Biosfera
A Marca Corporativa
A Importâcia do Manual de Normas Gráficas
Feiras de Turismo

Subscribe for the updates!

[mc4wp_form id="461" element_id="style-11"]